1. Identificação | |
Tipo de Referência | Tese ou Dissertação (Thesis) |
Site | mtc-m16.sid.inpe.br |
Código do Detentor | isadg {BR SPINPE} ibi 8JMKD3MGPCW/3DT298S |
Identificador | 6qtX3pFwXQZ3P8SECKy/BQT3r |
Repositório | sid.inpe.br/jeferson/2004/04.22.15.55 (acesso restrito) |
Última Atualização | 2023:03.30.19.17.38 (UTC) simone |
Repositório de Metadados | sid.inpe.br/jeferson/2004/04.22.15.55.39 |
Última Atualização dos Metadados | 2023:03.30.19.18.01 (UTC) simone |
Chave Secundária | INPE-12160-TDI/972 |
Chave de Citação | Abdallah:2005:SiCoPI |
Título | Sintonia de controlador PID via procedimento adaptativo para controle de atitude de veículos lançadores |
Título Alternativo | An adaptive tuning strategy of PID attitude control system of launcher vehicle |
Curso | CMC-SPG-INPE-MCT-BR |
Ano | 2005 |
Data | 2004-02-20 |
Data de Acesso | 17 maio 2024 |
Tipo da Tese | Dissertação (Mestrado em Mecânica Espacial e Controle) |
Tipo Secundário | TDI |
Número de Páginas | 127 |
Número de Arquivos | 1 |
Tamanho | 4802 KiB |
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2. Contextualização | |
Autor | Abdallah, Yasser Mahmud |
Grupo | CMC-SPG-INPE-MCT-BR |
Banca | Souza, Marcelo Lopes de Oliveira e (presidente) Leite Filho, Waldemar de Castro (orientador) Carrara, Valdemir Hemerly, Elder Moreira |
Universidade | Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) |
Cidade | São José dos Campos |
Histórico (UTC) | 2005-02-16 10:55:41 :: jefferson -> jeferson :: 2005-02-16 11:47:45 :: jeferson -> jefferson :: 2005-07-05 17:28:09 :: jefferson -> administrator :: 2009-09-03 16:17:22 :: administrator -> viveca@sid.inpe.br :: 2009-10-13 17:51:00 :: viveca@sid.inpe.br -> administrator :: 2009-10-19 14:03:30 :: administrator -> viveca@sid.inpe.br :: 2009-10-22 13:29:56 :: viveca@sid.inpe.br -> administrator :: 2018-06-21 14:16:59 :: administrator -> sergio :: 2005 2023-03-30 19:14:20 :: sergio -> simone :: 2005 2023-03-30 19:18:01 :: simone -> :: 2005 |
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3. Conteúdo e estrutura | |
É a matriz ou uma cópia? | é a matriz |
Estágio do Conteúdo | concluido |
Transferível | 1 |
Palavras-Chave | controle de atitude controle adaptativo por modelo de referência controle automático veículos lançadores controle realimentado controle proporcional attitude control model reference adaptative control automatic control launch vehicles feedback control proportional control |
Resumo | Este trabalho descreve um procedimento para sintonizar controladores PID. A idéia principal é utilizar um método baseado em sistemas adaptativos por modelo de referência para estimar os parâmetros do controlador PID. Para avaliar este método será utilizado o controle de atitude de veículos lançadores. A intenção é buscar um melhor desempenho do que obtido com os métodos convencionais já utilizados: métodos analítico e linear quadrático. O veículo lançador é considerado um corpo rígido de terceira ordem. Como o modelo de referência do sistema é especificado de acordo com os requisitos de projeto que são considerados como um sistema de segunda ordem e o sistema em malha fechada do controle de atitude PID do veículo lançador é de quarta ordem com dois zeros, não há "matching" entre o modelo de referência e o sistema de controle. A lei de adaptação proposta para o problema é composta por um termo integral e um proporcional. Como controladores PID são muitos difundidos, o método deste trabalho pode ser utilizado em problemas semelhantes em áreas da indústria aeroespacial, controle de processos, robótica, entre outras aplicações industriais. ABSTRACT: This work describes a procedure for tuning PID controllers. The key idea is to use a method based on a model reference adaptive system to estimate PID control parameters. To evaluate this method it will be used an attitude control system of a launch vehicle. The intention is to achieve better performance than classical methods, analytic method and LQ method. Since the performance specification is considered as a second order system and the close loop of the launch vehicle PID attitude control system has fourth order with two zeros, there is no matching between the reference model and the launch vehicle control system. The proposed adaptive law uses a proportional and integral terms. Since PID controllers are largely used in the industries, the method proposed in this work can be used in similar problems in aerospace industry, process control, robotic, among other industrial application. |
Área | ETES |
Arranjo | urlib.net > BDMCI > Fonds > Produção pgr ATUAIS > CMC > Sintonia de controlador... |
Conteúdo da Pasta doc | acessar |
Conteúdo da Pasta source | não têm arquivos |
Conteúdo da Pasta agreement | não têm arquivos |
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4. Condições de acesso e uso | |
Idioma | pt |
Arquivo Alvo | publicacao.pdf |
Grupo de Usuários | administrator simone |
Grupo de Leitores | administrator sergio simone |
Visibilidade | shown |
Detentor dos Direitos | originalauthor yes locatedauthor no |
Detentor da Cópia | SID/SCD |
Permissão de Leitura | deny from all |
Permissão de Atualização | não transferida |
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5. Fontes relacionadas | |
Unidades Imediatamente Superiores | 8JMKD3MGPCW/3F2UALS |
Acervo Hospedeiro | sid.inpe.br/banon/2003/08.15.17.40 |
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6. Notas | |
Campos Vazios | academicdepartment affiliation archivingpolicy archivist callnumber contenttype copyright creatorhistory descriptionlevel dissemination doi e-mailaddress electronicmailaddress format isbn issn label lineage mark mirrorrepository nextedition notes number orcid parameterlist parentrepositories previousedition previouslowerunit progress resumeid schedulinginformation secondarydate secondarymark session shorttitle sponsor subject tertiarymark tertiarytype url versiontype |
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